UFMA de Bacabal realizou com sucesso a Feira das Profissões 2022

Participação de estudantes de diversas escolas mostra o sucesso da Feira das Profissões 2022 realizada pelo Campus da UFMA em Bacabal.

O Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou no período de 21 a 22 de setembro a Feira das Profissões 2022. Nesse período, o Campus recebeu a visita de estudantes das escolas públicas das redes municipal e estadual de Bacabal. No final desta postagem há o link para visualização das mais de 150 fotos da feira.

A Feira das Profissões tem o objetivo de orientar estudantes do ensino médio e demais interessados que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), condição para o acesso às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a decidir qual curso seguir e que profissional intencionam ser.

Os estudantes conheceram e vivenciaram as características e particularidades dos cursos superiores oferecidos pelo Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) e dos diversos laboratórios que fazem parte da estrutura de ensino do Campus.

Feira das Profissões 2022 na UFMA de Bacabal

Durante a feira, em parceria com a Prefeitura de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma ação com a aplicação de vacinas e realização de testes rápidos para detecção de doenças.

A professora Dra. Lucélia Almeida, diretora do CCBa, destacou que “o sucesso da feira só foi possível pelo conjunto de pessoas comprometidas com a educação. Nesse sentido, de um lado tivemos o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Bacabal, através de sua representante Dra. Rosilda Alves, abraçou a proposta da UFMA e proporcionou o deslocamento, nos ônibus, dos alunos e professores tanto da rede municipal quanto estadual, da mesma forma o IFMA; a contribuição da Secretaria de Saúde, que enviou profissionais da área que deram orientações, aplicação de vacinas e testes rápidos de diabete, sífilis, etc. Por outro lado, nossa proposta foi apresentar os cursos que ofertamos no Centro de Ciências de Bacabal: graduação, licenciatura em Sociologia, Física, Letras, Biologia, Educação do Campo. Foi importante apresentar ações e pesquisas desenvolvidas tanto nos laboratórios quanto em sala de aula”.

Para o professor João Batista Costa, coordenador do Centro de Ensino Estado do Ceará, “a feira é uma iniciativa relevante, oportuna e necessária ao público concludente do Ensino Médio. Através de atividades como a Feira das Profissões, os alunos podem observar in loco, realidades do ensino superior que podem ser o norte ou o pontapé definitivo de sua escolha universitária ou profissional no próximo ano. Essa parceira entre a UFMA e Centros de Ensino Médio é louvável pela qual as instituições vão cumprindo seu “ide” educacional e contribuindo com o futuro dos nossos jovens estudantes”.

A Feira recebeu a visita das escolas: Centro de Ensino Isabel Castro Viana, Centro de Ensino Estado do Ceará, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Centro de Ensino Arthur Linhares (Lago Verde), Colégio Militar Tiradentes, Centro de Educação Quilombola Professora Maria Cleuza Silva de Oliveira (Piratininga), Centro de Ensino Casimiro Soares, Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), Escola 17 de abril, Centro de Ensino Juarez Gomes, Escola Nadir Abreu e Escola São João Batista.

O CCBa agradece a participação de todos os envolvidos e que contribuíram para que a Feira das Profissões 2022 fosse realizada com sucesso. Nos links abaixo, é possível conferir as fotos do evento.