Edital Notícias

Edital do Programa Residência Pedagógica PROEN/UFMA/CAPES 117/2022

Edital da PROEN que regulamenta a seleção de alunos para bolsas do Programa de Residência Pedagógica 2022.

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), publicou o edital 117/2022 que regulamenta a inscrição e seleção de cadastro reserva de discentes dos cursos de licenciaturas, para participarem como bolsistas e voluntários no Programa Residência Pedagógica – RP/CAPES.

A inscrição pode ser feita de 10 de outubro a 03 de novembro de 2022 através do SIGAA. No edital consta um tutorial ilustrado de como fazer a inscrição.

O Programa de Residência Pedagógica faz parte das iniciativas do MEC, através da CAPES, cuja finalidade é promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando, com orientação de docente da Instituição Formadora.

Após a aprovação no processo seletivo e dependendo do quantitativo de vagas por subprojetos, disponibilizado pela CAPES, os discentes aprovados atuarão como bolsistas ou voluntários nas Escolas-Campos da Rede Pública de Ensino do Estado do Maranhão, habilitadas para receberem ações do RP-UFMA/CAPES.