Edital Notícias

Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFMA/CAPES 116/2022

Edital da PROEN que regulamenta a seleção de alunos para bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2022.

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), publicou o edital 116/2022 que regulamenta a inscrição e seleção de cadastro reserva de discentes dos cursos de licenciaturas, para participarem como bolsistas e voluntários no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.

A inscrição pode ser feita de 10 de outubro a 03 de novembro de 2022 através do SIGAA. No edital consta um tutorial ilustrado de como fazer a inscrição.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID faz parte das iniciativas do MEC, através da CAPES, cujo objetivo é a valorização dos Cursos de Licenciatura, dentro da estrutura universitária, e, simultaneamente, propiciar uma convivência maior dos licenciandos com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, em condições inovadoras e diversificadas, com vista a estimular suas permanências na docência.

Após a aprovação no processo seletivo e dependendo do quantitativo de vagas por subprojetos, os discentes aprovados atuarão como bolsistas ou voluntários nas Escolas-Campos da Rede Pública de Ensino do Estado do Maranhão, habilitadas para receberem ações do PIBID-UFMA/CAPES.